Você está se fazendo as perguntas certas?
- Taís Alice
- 16 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Educação consciente é pautada em ações que trarão resultados em longo prazo, mas para isso você precisa entender o que espera dos seus filhos. Vem comigo para entender!
Por Taís Alice

Percorrer um caminho diferente para exercer a #parentalidade de forma consciente, respeitosa e positiva realmente não é tão simples, especialmente se o que temos como base é a forma tradicional como fomos criados. E este é um dos maiores obstáculos que os pais trazem para mim.
Falar de Disciplina Positiva e colocar em prática não é tão fácil porque, apesar de conhecer o conceito e as ferramentas, a educação #respeitosa e #consciente exige autoconhecimento, muito diálogo interno, autoavaliação e conhecer mais sobre nossos próprios comportamentos. Só assim as ferramentas se sustentarão.
Além disso, quando você quer educar com respeito, precisa observar as perguntas que você se faz diante das situações desafiadoras com as crianças. Se o foco fica estacionado na obediência, em castigos, punições, palmadas e gritos, provavelmente, as perguntas que você faz nessas situações são:
Como faço meu filho fazer o que eu quero?
Como faço para ele entender que “não” é "não"?
Como faço para que ele me ouça?
Como faço para que ele me obedeça?
Como resolvo esse problema?
Entenda que estas perguntas são baseadas em um pensamento de curto prazo, pautadas no estilo tradicional de parentalidade #autoritário que não trará boas lições de vida para as crianças.
Se você realmente quer romper com os padrões tradicionais de educação para criar crianças confiantes, independentes, responsáveis, que cooperem, sejam empáticas, respeitem a si mesmo e ao próximo, é preciso pensar em longo prazo e em uma forma de disciplina que considere a criança e suas necessidades. Portanto, diante das situações desafiadoras, faça perguntas que levem você para este caminho.
Como posso ajudar meu filho a se sentir aceito e importante?
Como posso ajudar meu filho a aprender habilidades para resolver problemas?
Como posso ajudar meu filho a se sentir capaz e confiante?
Como posso transformar esses erros em oportunidades de crescimento e aprendizado?
Como posso entrar no mundo do meu filho para entender suas necessidades?
Como posso ajudar meu filho a entender a importância de cooperar?
Olhe as situações #desafiadoras por outra perspectiva e pense que o que buscamos é uma disciplina efetiva, que respeite a natureza das crianças, que as ajude a sentirem-se aceitas e importantes e que permita que vocês olhem para seus filhos como parceiros de vida, que vão ajudá-los também a acolher a criança que vocês foram para que sejam os pais que desejam ser. Tenham em mente que é possível.
Comments