top of page

Trabalhem para melhorar, não para serem perfeitos

O exercício da parentalidade é imperfeito e seus filhos não querem a perfeição. Querem mães e pais que deem amor, que os aceitem como são e que se importem.


Por Taís Alice



ree

Sejamos honestos, alguns dias realmente não são fáceis, mesmo! Apesar de terem a melhor das intenções para conduzir as crianças com calma, paciência e respeito, em alguns momentos, é fácil explodirem diante de alguma situação desafiadora.

É claro que isso não acontece de propósito e não pode se tornar um padrão, pois isso sim seria um grande problema. Após o momento de descontrole, bate a culpa, a sensação de fracasso e a ideia de que a educação respeitosa não é para você e sua família.


A ideia de uma parentalidade consciente, de adotar a Disciplina Positiva como uma filosofia para vocês parece impossível. Persista. Siga em frente, se o que deseja é dar uma educação diferente para as crianças e a Disciplina Positiva faz mesmo sentido para você. Mas eu tenho algumas dicas para ajuda-los a desenvolver o autocontrole e agir nesses momentos que parecem sem solução.


1- Lembre-se de sua motivação

Por que é que você deseja educar as crianças com respeito, de forma consciente? Pare um momento e pense sobre o tipo de relacionamento que você quer construir com elas. Nos dias realmente difíceis, lembrar sua motivação ajudará a continuar.

2 - Pratique o autocontrole


Tudo o que praticamos é o que fazemos. Quanto mais você grita, mais gritará. Quanto mais praticarmos uma resposta gentil, mais natural ela se tornará. Diante de uma situação desafiadora, respire e dê um sorriso, uma dose extra de paciência e gentileza aos seus filhos. Foque na solução, não no problema.


3 – Foque no que você faz de positivo

Você já se pegou dizendo a si mesmo coisas como: "Eu sou uma mãe/pai terrível." Esse diálogo interno contínuo é muito poderoso. Repetir mensagens negativas continuamente nos leva a acreditar nisso. Quando acreditamos que não podemos domar nosso temperamento, isso se torna uma profecia autorrealizável. Ao invés disso, pense: “Eu sou uma boa mãe/pai que está aprendendo e crescendo a cada dia”. Substitua “Eu sou um fracasso” por “Eu não sou um fracasso. Eu sou humano."


4 - Conheça seus gatilhos

Existem coisas específicas que geralmente tiram você do sério? Cansaço? Estresse? Não ser ouvida (o)? Se você sabe quais são seus gatilhos, você será capaz de se preparar mentalmente quando entrar em uma situação desafiadora.

5 - Pratique o autocuidado

Reserve um tempo para recarregar as baterias. Isso é essencial para uma parentalidade positiva. Abasteça-se de boas energias e do que faz bem a você, diariamente.


6 – Sejam generosos com vocês

É tão fácil ficar preso neste lugar de culpa. É normal se sentir culpado quando realmente cometemos um erro, mas tente não estacionar nessa posição. Permita-se sentir a culpa, perdoar-se, desculpar-se com a criança e reconciliar-se. Não existem pais perfeitos. Liberte-se da culpa e siga em frente.


7 – Um passo de cada vez

Para fazer mudanças duradouras, pequenos passos são essenciais. Basta escolher uma ou duas coisas nas quais deseja trabalhar antes de passar para a próxima.

Lembre-se sempre que os erros fazem parte desse processo, pois você está aprendendo. Cuide para que essas explosões e descontroles não se tornem frequentes para vocês. Qual dessas atitudes você pretende colocar em prática ai? Me conte.

Comentarios


bottom of page