top of page

Tempo de qualidade é um presente

Atualizado: 3 de jul. de 2020

Você fala a linguagem do amor do seu filho? Você sabia que passar tempo de qualidade ao lado das crianças é um dos melhores presentes que pode dar a elas? Vem comigo!


Por Taís Alice



ree

Mesmo estando o dia todo em casa, a criança chama por você o tempo todo? Você sabia que isso pode ser um sinal de que, talvez, ela não esteja recebendo o tempo de qualidade do qual ela necessita e está desesperada pela sua atenção?


Sim, eu sei que você tem muitas responsabilidades, cobranças, pressão e sobrecarga. As 24 horas do dia não são suficientes e toda essa situação faz com que você passe menos tempo com seus filhos do que pretendia. Porém, tempo de qualidade é uma das linguagens do amor da qual seu filho precisa para manter o tanque emocional cheio e crescer mais confiante, feliz e com uma autoestima saudável.

E não adianta estar presente fisicamente.


Passar tempo de qualidade com os filhos é estar integralmente com eles, sem distrações. É ouvir o que eles têm a dizer, fazer coisas juntos, ensinar, aprender, fazer lição de casa, abraçar, brincar, beijar, passear. Busque um equilíbrio entre qualidade e quantidade. As crianças que não recebem a atenção necessária dos pais têm uma tendência a serem inseguras, sentirem-se sozinhas e internalizarem a carência afetiva. A real presença dos pais é fundamental.


É claro que cada pessoa tem circunstâncias de vida diferentes e fazem o melhor possível dentro de suas possibilidades e limitações. Entretanto, é preciso que os pais sejam conscientes para poder elencar as prioridades e decidir quando e como dedicar esse tempo, que precisa ser de presença real, com a mente, ouvidos, corpo, alma e coração. Veja como você pode fazer isso de uma forma prazerosa e simples:


1. Façam pelo menos uma refeição juntos e organize para que todos estejam presentes. Deixe qualquer distração de fora, como celular, tablet, TV, etc. Essa é uma ótima oportunidade de todos conversarem e compartilharem algo sobre o seu dia. Um ótimo momento para falar dos altos e baixos e trabalhar as emoções com as crianças


2. Tire um dia da semana para ser o dia da família e realizarem atividades em conjunto. Pode ser cinema em casa, um piquenique no quintal, noite de jogos ou contação de histórias.


3. Envolva as crianças nas tarefas de vida prática. Assim, elas poderão contribuir e você ajuda a promover o senso de capacidade e pertencimento, muito importantes para o desenvolvimento delas.


4. Idas ao supermercado, compartilhando esse momento, escolhendo juntos os produtos, ensinando-os a pesar a fruta e conversando, fará com que se sintam importantes e valorizados.


5 . Na hora de dormir, se eles ainda são pequenos, acompanhe-os até o quarto, conte uma história, fale sobre você, conte da sua infância, permita que eles conheçam mais sobre você. 

Comments


bottom of page