Por que o choro das crianças nos incomoda tanto?
- Taís Alice
- 17 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Guardamos as nossas emoções e, agora, temos dificuldades de ajudar os pequenos a lidarem com seus sentimentos mais fortes porque não sabemos cuidar dos nossos.
Por Taís Alice

Com certeza, o choro das crianças é um dos maiores desestabilizadores dos pais. Provavelmente, a nossa dificuldade de lidar com o choro das crianças veio da forma como fomos criados, do quanto fomos silenciados. “Engula o choro”. “Pare de chorar por qualquer bobagem”. “Que feio você chorando”. “Ninguém gosta de criança que chora”. “Olha que eu vou dar motivo para você chorar de verdade” e mais uma infinidade de outras frases povoaram a infância da maioria de nós.
O choro é uma das primeiras formas de expressão do ser humano. O bebê, que ainda não fala, chora para comunicar necessidades, sentimentos, mas o nosso desejo quando uma criança está chorando é de que ela cale a boca. A nossa dificuldade de acolher o choro das crianças está diretamente relacionado à nossa dificuldade de acolher o nosso próprio choro, nossos sentimentos guardados.
Como não queremos replicar esse padrão de analfabetismo emocional, antes de querer que o choro da sua criança cesse, faça um esforço para entender a causa e o que ela deseja nos comunicar por meio das lágrimas. Acolha a criança que chora. E isso não tem a ver com satisfazer suas vontades, mas com empatia, mantendo os limites de forma firme e gentil.
O que você pode fazer quando seu filho estiver chorando:
Abaixe-se, olhe nos olhos.
Acolha: “Tudo bem estar triste”. “Pode falar, estou ouvindo”. “Me conta o que aconteceu”. “Eu entendo. Estou aqui com você”. “Entendo que você esteja bravo”, etc.
Abrace, faça um carinho.
Converse com calma.
Comece também a acolher os próprios sentimentos. Agora, como adultos que somos, podemos fazer isso. Nomeie-os. Valide-os. Permita que sua dor exista, que suas lágrimas saiam e que seus sentimentos sejam aceitos e respeitados. Para conseguir lidar melhor com o choro dos seus filhos, é preciso lidar também com o que está preso dentro de você. Hoje você pode ressignificar tudo aquilo e não replicar na educação dos seus filhos, pois eu sei que você quer educar crianças para se tornarem adultos que saibam lidar com o que a vida oferecer.
Comments