top of page

Por que a rotina é importante para as crianças?

A rotina faz sentido em todas as fases da nossa vida e ela é ainda mais fundamental para as crianças, pois traz segurança, previsibilidade e estabilidade.


Por Taís Alice



ree

Quando falamos em rotina, logo pensamos em algo chato. Porém, quando pensamos na infância, estabelecer uma rotina é importante e necessário para o desenvolvimento da independência e autonomia das crianças. É importante também para a segurança, a tranquilidade e a estabilidade que elas tanto necessitam para que o dia flua.


Criar essa rotina básica traz organização para a vida diária e ajuda a evitar momentos de #estresseinfantil. Para nós, adultos, variar as atividades e horários pode até ser interessante, mas para a criança é confuso. No livro “A Criança”, Maria #Montessori explica essa necessidade de ordem que a criança pequena tem para se sentir mais tranquila e descansada. E nessa ordem, está incluída a rotina.


Elas precisam de ordem no ambiente, ordem no tempo e ordem na conduta do adulto. Ou seja, elas precisam saber onde encontrar os objetos que usam no seu dia a dia, precisam saber o que esperar dos adultos que cuidam dela, mas precisam muito de rotina. Porque é muito cansativo para a criança o esforço contínuo de entender o seu dia, quando ele está desordenado.

Escolher e estabelecer uma rotina é importante e necessário para o desenvolvimento da independência e autonomia infantil.

Quando a criança se acostuma a fazer cada coisa em um horário predeterminado, ela já espera por aquele momento. Para nós, adultos, essa rotina também é muito importante para nossa saúde. Ajuda a controlar a ansiedade, nos dá conforto. Mantenha, por exemplo, uma sequência com as crianças ao acordar: Ah, vamos levantar, tomar um banho, escovar dentes, tomar café da manhã, e assim por diante... defina um horário das refeições, como será a rotina de estudos e atividades pedagógicas.


Se possível, crie essa rotina com a participação da criança, num quadro, numa folha. Pode pedir a ela para desenhar os itens a fazer. Para que ela conheça seus afazeres também. Quando você chama a criança para participar da criação dessa rotina, ela também se sente mais interessada em seguir. Porque ela participou das decisões. E com isso, o dia ficará mais organizado, e provavelmente, mais leve para todo mundo.


Quando as coisas começarem a desandar, chame a criança, relembre a #rotina. Isso pode ser necessário algumas vezes. Inclua as crianças nas tarefas de vida prática. Isso faz muito bem a elas. Favorece a autoestima, elas se sentem pertencentes, consideradas e capazes, por poderem contribuir.


A rotina é valiosa para saúde mental das crianças. Porque ela organiza seus pensamentos a partir das repetições. Manter a rotina é, manter um nível de informação adequado para a criança, que se sente segura sabendo o que virá a seguir no seu dia e nos dias seguintes.


Eu não estou dizendo que é fácil, mas é uma boa dica para deixar seus dias mais tranquilos e organizados. É complexo, mas é necessário. Além da segurança, à medida que vai crescendo, a criança internaliza regras, o sistema da casa e como a família funciona.

Comments


bottom of page