top of page

Pais precisam estudar para criar filhos

Há alternativas para quem deseja educar rompendo os padrões nos quais foram criados. É preciso estudar para fazer melhores escolhas na criação dos filhos


ree

“Quando sabes melhor fazes melhor”, disse a grande poetisa norte-americana Maya Angelou. Se criar e educar filhos é um dos maiores desafios que se pode enfrentar na vida adulta, com conhecimento é possível que essa jornada seja mais simples. Vejam bem. Não estou dizendo que estudar para serem pais tornará tudo mais fácil, pois esse é um trabalho que trará sempre grandes desafios. Porém, quando você deixa de confiar apenas no instinto, mas atua de forma consciente e busca conhecimentos poderá ser mais simples.


"Se você não gostaria de ser paciente de um médico que não sabe o que faz, por que gostaria de ser criado por pais que não sabem o que fazer?" Viviane Riberito (Instituto TeApoio)

É preciso estudar para o exercício do papel de pais, não para suprir seus filhos apenas nas necessidades básicas exteriores (de sede, fome, sono, vestir, etc), mas para cuidar do que é ainda mais relevante – suas necessidades emocionais. E só o instinto e o que você traz da sua infância e criação não vão dar conta do recado se o que você deseja é fazer diferente, educando com respeito, #empatia, consciência e de forma positiva.

E se na sua infância, assim como na minha, não foi ensinado a lidar com as suas próprias #emoções, é importante fazer isso agora. Porque somente seu instinto não vai dar conta de ajuda-lo a lidar com suas feridas emocionais. Como ensinar às crianças a lidar com algo que nem você nem sabe como fazer? Como ajudá-las a nomear sentimentos se você não aprendeu a lidar com os seus? Como entender as necessidades que elas expressam por meio de comportamentos se, muitas vezes, você não reconhece suas próprias necessidades? Estudando.


É claro que haverá obstáculos pelo caminho. Muitos fatores vão impactar esse percurso. Mas, lá na frente, o que importará não é a chegada ao destino. Mas todo o caminho percorrido e as lembranças que o fizeram belo, importante e cheio de emoções.


Lembrem-se que são os pais são os primeiros agentes emocionais das crianças. São vocês que atuam na construção do diálogo interno delas e é a forma como educa e as vivências da infância que vão impactar seu crescimento, desenvolvimento e os adultos que serão. Portanto, se você deseja ensinar seu filho a ser respeitoso e amoroso deverá educá-lo com amor e respeito. Estude, busque recursos, ferramentas, informações. Revisite sua história e ressignifique.

Hozzászólások


bottom of page