top of page

Os estilos parentais impactam na forma como os adultos do futuro vão encarar o mundo

Pergunte-se sempre quais as habilidades de vida você deseja ajudar seus filhos a desenvolverem para serem boas pessoas para o mundo. É dessa resposta que vem sua escolha de como educá-los. Vem saber mais sobre isso.


Por Taís Alice



ree

Muitos estudos afirmam (e nós sabemos na prática) que as maneiras de educar adotadas pelos pais determinam a forma como as crianças se comportam e influenciam a formação da personalidade e os futuros padrões de relacionamento que vão construir na fase adulta.


Se você aposta em uma educação positiva e consciente, pautada na firmeza, na gentileza, no amor, afeto e empatia, você ensina as crianças sobre respeito mútuo, sobre relações harmoniosas e saudáveis. Dessa forma, ela não aceitará menos que isso na vida adulta, sabendo reconhecer melhor, por exemplo, uma relação abusiva.


"Aquilo com que nascemos é substancialmente modificável; aquilo que recebemos quando somos  criados… isso sim é bem mais difícil de mudar". P. V. Muching e B. Katz.

Quando as crianças são educadas em um estilo parental participativo que estimula a sua autonomia, permite que façam suas próprias escolhas, limitadas e pautadas em regras, foca na solução de problemas, combina firmeza e gentileza, prezando pelo respeito mútuo, as chances de elas desenvolverem habilidades sociais e de vida são muito maiores.


Elas crescem mais competentes em todos os níveis, pois a forma de educar com respeito e consciência, olhando a criança com cuidado, respeito e dignidade, privilegia o ensino de habilidades como autoestima, respeito mútuo, responsabilidade, senso de capacidade, autocontrole, empatia, que vão impactar todas as suas relações no futuro.


O que eu quero dizer com isso? Que a verdadeira disciplina vai ao encontro da orientação, de ensinamentos, lições de vida, conexão e estimula comportamentos saudáveis. É isso que devemos nutrir nas crianças. .


O que eu quero dizer é que o aprendizado positivo não acontece nos extremos. Não é garantido em um ambiente ameaçador, bem como não ocorre onde tudo é permitido, onde não há parâmetros para a criança nem segurança. A educação positiva acontece no equilíbrio. É isso que devemos buscar, dando um passo de cada vez.


Veja as consequências que outros estilos parentais podem trazer para os filhos, no futuro:


Permissivo - Filhos mais propensos a envolver-se em problemas de comportamento e ter pior desempenho na escola, não aprendem que existem regras e limites no mundo e, por isso, acham que podem experimentar tudo e testar todos. Por outro lado, podem ter boa autoestima, boas habilidades sociais e baixos níveis de depressão.


Autoritário – As crianças educadas neste modelo tendem a mostrar desempenho moderado na escola e podem ser mais quietas e passivas ou o extremo oposto, mostrando hostilidade e agressividade contra figuras de autoridade. Apresentam piores desempenhos em habilidades sociais, humor instável, menos amigáveis.


Negligente – Com os pais ausentes, permitindo que a criança faça o que bem quiser, é o estilo parental que traz mais efeitos negativos sobre as crianças, pois não recebem a atenção de que precisam para se desenvolverem como adultos completos. Sendo assim, tendem a apresentar pior desempenho em todas as áreas; podem ter um desenvolvimento atrasado, problemas afetivos e comportamentais.



Qual a escolha você faz por ai? Me conta nos comentários. Vamos falar mais sobre isso.


Comments


bottom of page