O que você está ensinando para o adulto do futuro?
- Taís Alice
- 28 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
As habilidades que você deseja ver na sua criança no futuro estão sendo ensinadas hoje?
Por Taís Alice

Essa pergunta é importante porque a educação precisa ser pensada em longo prazo. Estamos, constantemente, falando sobre a importância de contribuirmos para que as crianças desenvolvam habilidades de vida primordiais para formação de um bom caráter e de um ser autoconfiante, mas será que estamos mesmo contribuindo para que elas aprendam isso? Porque é através dos exemplos que os adultos oferecem é que as crianças conseguem desenvolver essas habilidades.
Por isso, pare um pouco agora e pense: o que você quer para essa criança que está educando e criando para o mundo? Pense também: você está lidando com as situações desafiadoras com as crianças com respeito e de forma que elas aprendam com seus erros, sintam-se capazes de resolver problemas?
É importante entender que nós somos frutos da infância que tivemos. Portanto, a forma como você educa sua criança, hoje, deve ser coerente com o que você quer ver refletido no adulto que deseja ver amanhã. O que realmente importa é que as decisões que mães e pais tomam desde os primeiros momentos da vida dos filhos vão ajudar a moldar o futuro deles.
As habilidades de vida são características e competências psicossociais que, quando desenvolvidas, tendem a aumentar as capacidades de autonomia e socialização da criança com outros indivíduos e situações. Por isso é importante deixarmos a criança experimentar, errar e se frustrar para que ela possa aprender a lidar com suas emoções e o autocontrole, desenvolver outras habilidades como a responsabilidade, empatia, comunicação, pensamento crítico, respeito mútuo, cooperação e independência, entre outras.
Modele isso para os seus filhos. Use os erros como oportunidades de aprendizado e ensine a eles essa atitude. Ensine sobre reparação e resiliência. Através de suas ações como mãe ou pai, mostre aos seus filhos que eles são amados e respeitados, que as escolhas têm consequências naturais (não impostas, mas que você pode ajudá-los a entender) e que temos responsabilidades sobre isso.
Se hoje você listasse as características e habilidades que espera que seu filho tenha para ser um indivíduo feliz, emocionalmente saudável e uma boa pessoa para o mundo, saberia dizer se estão sendo trabalhadas agora?
Comments