top of page

O encorajamento ajuda a criança a prosperar

Muito se fala em encorajar, mas muitas vezes não entendemos o que isso realmente significa. Vem comigo para saber como motivar as crianças a agirem com o coração.


Por Taís Alice



ree

A melhor maneira de ajudar uma criança diante de uma situação desafiadora que pareça um mau comportamento é por meio do encorajamento. Rudolf Dreikurs enfatizava que “crianças precisam de encorajamento, assim como plantas precisam de água. Elas não podem sobreviver sem isso”. Mas mesmo sabendo disso, muitas vezes não é fácil agir de forma encorajadora com uma criança quando vocês estão no meio de uma situação desafiadora. Além disso, apesar de estarem cansados de ouvir sobre encorajar, muitos adultos não sabem como fazer.


Vou citar quatro razões principais que bloqueiam o encorajamento por parte dos adultos:


  1. Quando estamos diante de um “mau comportamento” temos dificuldades de lembrar que a criança apenas está nos comunicando que quer ser aceita e importante. (Lembram dos objetivos primários de todo ser humano?)

  2. Estamos mais acostumados a reagir ao “mau comportamento” de forma negativa, com punição, ao invés de agir pensando na necessidade da criança por trás disso.

  3. Ainda não temos muitas habilidades para encorajar.

  4. Nem sempre as crianças estão preparadas para receber o encorajamento no momento do conflito.



Então, para ficar mais claro: quando você encoraja uma criança você está fornecendo oportunidades para que elas tenham percepções que são capazes, podem contribuir e podem influenciar o que acontecem com elas e como vão responder. Encorajar é motivar as crianças a agirem com o coração, é ensinar habilidades de vida e responsabilidades sociais que elas precisam para alcançarem o sucesso na vida e em suas relações.


Como você pode fazer isso? De formas tão simples que você nem imagina!


  • Esperando o momento certo após um conflito, depois que todos se acalmarem e conseguirem agir racionalmente.

  • Um abraço para ajudar a criança a se sentir melhor.

  • Com respeito mútuo, mostrando interesse pelo ponto de vista da criança, que você confia nas habilidades dela e assumindo sua porção de responsabilidade no problema.

  • Dedicando tempo de escuta e presença. Programe um tempo especial.

  • Dando ênfase aos pontos fortes da criança.

  • Redirecionando o “mau comportamento”, ao focar nos pontos fortes e direcionar o comportamento em uma direção colaborativa.

  • Envolver a criança no processo de resolução de problemas.


Enfim, há muitas formas para encorajar as crianças e a Disciplina Positiva trabalha todas elas. Lembre-se sempre que você precisa encorajar e nutrir a sua criança para ser quem ela é. As crianças estão o tempo todo tomando decisões e formando crenças sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre o que precisam fazer para sobreviver ou prosperar. Quando estão no modo sobrevivência, sentindo incapazes e pouco importantes, o “mau comportamento” surge, pois ela tem crenças equivocadas de como conseguir ser aceita. Mas quando elas estão prosperando, estão desenvolvendo as habilidades de vida e percepções sobre si mesmas que precisam para crescer emocionalmente saudáveis.

Faz sentido para você? Ficou mais claro como você pode encorajar a sua criança e vê-la florescer?

Comments


bottom of page