Fale com as crianças sobre as emoções
- Taís Alice
- 20 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Você dedica um tempo para perguntar às crianças – em casa ou na escola -, como estão se sentindo? Você as incentiva para que sejam específicas sobre isso?
Por Taís Alice

Pais e professores devem investir tempo ensinando às crianças a nomear os #sentimentos e lidar com as #emoções, para que aprendam, desde cedo, como reconhecê-las, segundo o que experimentam à sua volta.
“Crianças também podem ser ensinadas a examinar sentimentos e emoções que estejam vivenciando”, explica o pediatra Daniel J. Siegel, autor do livro “O cérebro da criança”.
Brincadeiras, jogos e livros sobre o assunto podem ser grandes aliados em casa e na escola. Um desses recursos é o “POTE DAS EMOÇÕES”. Vocês já conhecem?
Eu conheci esse recurso por meio do site criandocomapego.com, que trouxe essa proposta, inspirada no método #Montessori. O objetivo é estimular as crianças a aprenderem a regular suas respostas emocionais, o que faz parte do processo de autoconhecimento e autocontrole.
Como funciona?
O pote das emoções ajuda a criança a entender e a identificar as #emoções básicas: alegria, tristeza, raiva, calma e medo, associando com cores. Você pode acrescentar outras emoções, tais como nervosismo, preocupação, entre outras, dependendo da idade da criança e de que emoções e sentimentos deseja trabalhar.
Você pode usar potes de plástico transparente ou de vidros, reciclados (como os de azeitona ou palmito, por exemplo), lãs com as 5 cores diferentes ou outros materiais, como pompom, bolinhas coloridas, papeis coloridos. Lembre-se de colocar etiqueta com os nomes da emoções em cada pote.
Como realizar a atividade?
Apresente histórias às crianças para ajuda-las a assimilar a relação entre cores e emoções, como, por exemplo: amarelo-alegria, azul-tristeza, medo-preto, verde-calma e vermelho-raiva. Os livros “As Cores das Emoções”, de Sara Agostini, e “O livro dos sentimentos”, de Todd Parr, podem auxiliar. Você também pode contar histórias curtas que mostrem às crianças como as cores podem ajudar a nomear as emoções.
Após relacionar cor e emoção, trabalhe os potes, deixando-os visíveis. No fim do dia, converse com a criança e pergunte por duas ou três situações que ela tenha vivido no dia e que considere importantes.
Para cada situação, peça que defina que emoção sentiu, associando à cor e colocando o material no pote correspondente. O objetivo é que, no fim do mês ou da semana, você possa observar quais emoções a criança vive com mais intensidade e quais não se manisfestam. A partir disso, você poderá ajuda-la a reconhecer outras emoções ou perceber se ela precisa de ajuda para regulá-las.
Fonte: criacaocomapego.com, site Lunetas. Imagem: https://www.diadonarizvermelho.pt/divulgação
Comments