top of page

Criança não fica mal acostumada com colo

O contato físico é uma das formas que você pode usar para comunicar todo seu amor à criança. Dê sem medida!


Por Taís Alice



ree


Nunca vi ninguém ficar mal acostumado ou mimado por causa de amor...  Já vi pessoas mimadas por causa da falta de limites, por ter recebido uma educação permissiva, mas não por ter recebido amor em excesso. Muitos estudos e pesquisas mostram que bebês cujos pais os seguram no colo, abraçam e beijam crescem mais saudáveis emocionalmente do que aqueles que ficam sozinhos no berço por longos períodos.


Dar colo é uma expressão genuína de amor. Quando você dá colo, oferta conforto, afeto e abrigo seguro. Um afago quentinho no coração. É tempo de qualidade, de entrega, de cuidado. É bom dar e receber.


"O contato físico é umas das vozes mais potentes do amor", Gary Chapman e Ross Campbell

Segundo Gary Chapman e Ross Campbell, autores do livro “As cinco linguagens do amor das crianças”, o amor é o alicerce que pode garantir o desenvolvimento das crianças e educa-las para que se tornem adultos maduros, responsáveis, felizes, saudáveis emocionalmente e boas pessoas para o mundo.


E uma das vozes mais potentes do amor é o contato físico, que pode ser traduzido como COLO. Não economize. Abrace, beije, toque os cabelos dos seus filhos, brinque de luta, de andar de cavalinho, pegue a criança no colo e conte histórias, faça carinho em suas costas. Abasteça o tanque emocional dos seus filhos com amor. É o combustível que não pode faltar.


MAS UM ALERTA: Não obrigue a criança a beijar e abraçar amigos, parentes e conhecidos quando elas não desejarem. Nós fomos criados para acreditar que isso é uma forma de sermos educados. Porém, obriga-las a isso quando não estão confortáveis para fazê-lo é uma forma de desrespeita-las.

PARA SABER MAIS

As cinco linguagens do amor descritas no livro são: Contato físico, palavras de apoio, tempo de qualidade, presentes e atos de serviços. As crianças precisam de todas elas para crescer, mesmo que uma dessas linguagens seja a sua preferida.


Comments


bottom of page